Obra-prima da Renascença é descoberta em quarto de senhora.

Obra-prima da Renascença é descoberta em quarto de senhora.

Quanto vale o quadro que você escolheu pendurar na cabeceira da sua cama? No caso de uma senhora de 90 anos de idade que hoje vive em Londres, cerca de  R$1,5 milhão (£255,000). E não, ela não fazia ideia que dormia debaixo de algo tão valioso. A descoberta foi feita por Siobhan Tyrrell, responsável por avaliar potenciais obras para a casa de leilões Dawsons Auctioneers.

A maior parte do conteúdo da casa era de valor relativamente baixo, então, quando entrei no quarto dela, fiquei totalmente chocada.”, conta Tyrrell que logo desconfiou que não se tratava de uma obra qualquer, mas de algo excepcional, provavelmente criado no século XVI.

A pintura a óleo sobre tela - provavelmente criada por um seguidor do artista renascentista Filippino Lippi - retrata uma Virgem Maria pensativa segurando o menino Jesus enquanto ele brinca com dois anjos. Na imagem o rico vermelho do vestido de Maria e as dobras verdes e ondulantes do vestido do anjo ficam em primeiro plano e contrastam com o campo nublado do fundo.

Havia mais de 30 anos que a dona da obra, que deixou a Itália ainda jovem, a herdou de seu pai. Hoje, por causa da idade avançada, ela sofre de demência e sua família estava com dificuldades para arcar com os gastos de tratamento.

Segundo a revista especializada Smithsonian, citando o também site de Arte, Artnet, embora a casa de leilões não tenha atribuído a peça à Filippino Lippi é possível que os licitantes especulem o contrário. Isso porque apenas cinco pinturas de Lippi foram vendidas por mais do que essa Madonna.

fonte: revistagalileu

Quadro data do século XVI e foi vendido em Londres por mais de R$1,5 milhão.