Coleção falsa enganou o mundo!

Coleção falsa enganou o mundo!

Em meados dos anos 2000, museus e colecionadores particulares gastaram milhões de dólares comprando obras de arte russas e ucranianas. Agora, a morte de um colecionador revelou a extensão das falsificações nesse mercado.

Os pais de Beatrice Gimpel McNally eram importantes colecionadores de arte suíços. Seu pai, Rudolf Blum, era apaixonado pelas pinturas e esculturas modernistas produzidas na Rússia, na Ucrânia e em Belarus na primeira metade do século 20.

O movimento ficou conhecido como avant-garde russa e inclui algumas das obras de arte mais caras do mundo.

Em 2005, o pai de McNally perdeu a visão e sua mãe, Leonor, deu continuidade à coleção da família, mesmo depois de desenvolver demência.

Rudolf Blum morreu em 2009 e foram então chamados especialistas para avaliar a herança. Foi ali que tudo desabou.

Os registros da família mostram que eles costumavam pagar mais de 400 mil francos suíços (cerca de US$ 456 mil, ou R$ 2,26 milhões) por quadro.

Mas os advogados indicaram que aquelas compras não tinham valor. A galeria não respondeu ao pedido de comentários enviado pela BBC.

Leonor Blum ficou devastada com a ideia de ter sido enganada. Somente depois da sua morte, Beatrice McNally conseguiu investigar mais a fundo para saber se a coleção dos seus pais era ou não autêntica.

Ela descobriu que alguns dos quadros que seus pais haviam comprado da Galeria Orlando vieram da coleção de um comerciante israelense, nascido na União Soviética, chamado Leonid Zaks.

Usando luz ultravioleta, Nadolny conseguia identificar os materiais específicos empregados em uma obra de arte específica e verificar se eles eram disponíveis na época em que a obra supostamente foi criada.

Ela identificou "fragmentos de fibras de alta luminescência na superfície", datadas da segunda metade do século 20. Essas fibras só poderiam ter sido feitas depois da morte do artista em questão Lissitzky.

Para ela, os resultados foram tão claros que "apareceriam onde precisássemos para levar a questão à justiça". E, em seu relatório enviado à BBC, Nadolny forneceu seu veredicto: "a pintura de Lissitzky é uma falsificação elaborada recentemente".

fonte:bbc.com