Artista Damien Hirst queimará obras de arte.

Artista Damien Hirst queimará obras de arte.

Pinturas foram vendidas em NFT e britânico perguntou aos novos proprietários se eles preferem o NFT ou a obra física; objetivo é discutir "quando a arte muda e se torna uma moeda, e quando a moeda se torna arte"

Era um projeto destinado a explodir em uma nuvem de fumaça – pelo menos parte dele. E agora o artista britânico Damien Hirst anunciou que queimará milhares de suas pinturas em sua galeria de Londres como parte de seu novo projeto NFT, intitulado “The Currency”.

A partir de 9 de setembro, os visitantes do museu privado de Hirst, Newport Street Gallery, terão a chance de ver algumas das 10.000 pinturas a óleo em papel que o artista criou em 2016 e depois vinculou aos NFTs correspondentes em 2021.

Os compradores que compraram uma das 10.000 NFTs por US$ 2.000 cada foram solicitados a escolher entre mantê-la ou trocá-la pelo trabalho físico.

Se for a primeira opção, a pintura será exposta antes de ser queimada. As obras devem ser destruídas diariamente durante a exibição, culminando em um evento de encerramento durante a Frieze Week em outubro, quando as pinturas restantes serão incendiadas.

Descrevendo o projeto como “de longe o mais emocionante”, Hirst disse ao “The Art Newspaper” em março, que “toca na ideia de arte como moeda e reserva de riqueza”. Ele acrescentou: “Este projeto explora os limites da arte e da moeda – quando a arte muda e se torna uma moeda, e quando a moeda se torna arte. Não é coincidência que os governos usem arte em moedas e notas. Eles fazem isso para nos ajudar a acreditar em dinheiro. Sem arte, é difícil acreditar em qualquer coisa.”

fonte: CNN

Pinturas foram vendidas em NFT e britânico perguntou aos novos proprietários se eles preferem o NFT ou a obra física; objetivo é discutir "quando a arte muda e se torna uma moeda, e quando a moeda se