8 curiosidades escondidas em obras de arte!

8 curiosidades escondidas em obras de arte!

Sandro Botticelli, 'O Nascimento de Vênus' (1482-1485)
Uma espiral de cachos dourados no ombro da deusa na obra "O Nascimento de Vênus" não foi criada por acidente, o mesmo podemos ver nas conchas e em outros detalhes impulsionando a nossa imaginação.

Hieronymus Bosch, 'O Jardim das Delícias Terrenas' (1505-1510)
O que dizer do ovo nessa obra? O artista concebeu sua pintura como uma espécie de ovo para ser quebrado e permanecer intacto indefinidamente, cada vez que interagimos com a complexidade da obra.

Johannes Vermeer, 'Moça Com Brinco de Pérola' (c. 1665)
Não temos nenhum gancho ligando o ornamento do brinco a orelha, trata-se de uma ilusão de óptica.

JMW Turner, 'Chuva, Vapor e Velocidade - A Grande Estrada de Ferro do Oeste' (1844)
Nessa obra temos uma lebre correndo no trilho, na mesma época houve um grande acidente matando 9 pessoas, a lebre significa a fragilidade da vida pelo artista.

Georges Seurat, 'Um banho em Asnières' (1884)
Nessa obra, as chaminés, que mais parecem pincéis pintando a obra à existência, são um tributo a um pensador, sem o qual a visão resplandecente de Seurat não teria sido possível.

Edvard Munch, 'O Grito' (1893)
Em uma exposição Edvard Munch viu uma escultura em tributo a Thomas Edison com uma grande lâmpada incandescente, os contornos da obra "O grito" refletem com extraordinária precisão a mandíbula caída e o crânio bulboso do assustador totem elétrico de Edison.

Gustav Klimt, 'O beijo' (1907)
Olhe mais de perto a curiosa estampa do vestido da mulher na pintura de Klimt e, de repente, você constata o que são: placas de Petri pulsando com células, como se o artista nos tivesse oferecido uma tomografia da sua alma. O Beijo é a biópsia luminosa do amor eterno de Klimt.

Tapeçaria de Bayeux (c. 1077)
Ao agarrar a flecha na obra, o ferido Harold confunde sua própria identidade com a do artista e do observador, cujo próprio olho é levado adiante, cena após cena. Com um único ponto, nosso olho, o de Harold e o da agulha da costureira se transformam em um só.

 

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese

Conheça 8 curiosidades escondidas em obras de arte!