5 artistas brasileiras que deixaram a sua marca na arte.

 5 artistas brasileiras que deixaram a sua marca na arte.

1. Tarsila do Amaral.
Considerada um dos nomes mais fortes do movimento modernista brasileiro. É  considerada a pintora que melhor alcançou as aspirações brasileiras de expressão nacionalista nesse estilo artístico.

2. Djanira Motta e Silva.
Djanira foi uma pintora, desenhista, ilustradora, cartazista, cenógrafa e gravadora brasileira. Ela é conhecida por obras que retratam o cotidiano, costumes e rituais muito brasileiros. Djanira gostava de mergulhar no tema das suas obras e comumente vivia a realidade das pessoas, dos ofícios e das crenças. 

3. Maria Auxiliadora.
Maria Auxiliadora cresceu em São Paulo, em uma família de artistas brasileiros autodidatas integrantes do movimento negro. Conquistou reconhecimento com obras que retratam cenas da vida doméstica e rural, religiões afrobrasileiras e temáticas populares brasileiras. Trabalhou como empregada doméstica, tratou-se de um câncer, passando por seis operações, além de tentar a cura em centros espíritas e candomblé.

4. Anita Malfatti.
Anita Catarina Malfatti foi uma pintora, desenhista, gravadora, ilustradora e professora ítalo-brasileira. Anita Malfatti era portadora de deficiência motora. É considerada pioneira da Arte Moderna no Brasil.

5. Pagu.
Escritora, jornalista, tradutora e desenhista foi uma das grandes mulheres do movimento modernista brasileiro, mesmo não participando ativamente da Semana Moderna de 1922.
Lutou pelos direitos trabalhistas e escreveu diversos ensaios e livros, alguns sob o pseudônimo de Mara Lobo. Chegou a morar na Liberdade, no Brás, na Aclimação e na Bela Vista, passando seus últimos dias em no Litoral, na cidade de Santos.