Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

No Setembro Amarelo, mês em que se conscientiza sobre a prevenção do suicídio, muitas ações são promovidas pelos setores público e privado para discutir as questões que permeiam o tema. Um delas é a depressão, principal fator de risco para uma pessoa pensar em tirar a própria vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa se suicida no mundo a cada 40 segundos e o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

A fim de incentivar uma conversa sobre o assunto, a campanha Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu colocou um labirinto de girassóis no Largo da Batata, em Pinheiros, zona oeste da cidade de São Paulo.

Com 120 metros quadrados de extensão e quase dois mil girassóis, a instalação foi aberta ao público terça-feira, dia 10, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Quem passou pelo labirinto conferiu a jornada de uma pessoa com depressão, desde a dificuldade do diagnóstico até o enfrentamento dos diferentes desafios que podem surgir nessa trajetória, como preconceito ou sensação de inadequação.

Os visitantes também poderiam deixar uma mensagem de apoio para quem convive com a doença. Após o término da instalação, as flores usadas no labirinto e os bilhetes foram transformados em buquês para presentear pessoas de algumas instituições da cidade por meio do trabalho realizado por uma organização não-governamental.

No Brasil, o CVV oferece atendimento voluntário e gratuito 24 horas por dia a quem está com pensamentos suicidas ou enfrenta outros problemas.

"Mesmo que você não tenha certeza de que precisa de nossa ajuda, não tenha receios em entrar em contato com a gente. Um de nossos voluntários estará à sua disposição", explica a equipe do site.

A organização atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188 e também por chat, e-mail e pessoalmente. Para mais informações: https://www.cvv.org.br/

 

Você sabia que 9 entre 10 casos de suicídio poderiam ter sido evitados? Conheça mais sobre o SETEMBRO AMARELO