Exposição no Teatro Municipal presta homenagem aos modernistas de 22.

Exposição no Teatro Municipal presta homenagem aos modernistas de 22.


Exposição no Teatro Municipal presta homenagem aos modernistas de 22.

As comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 22 incluem finalmente o lugar onde ela aconteceu, o Teatro Municipal, em São Paulo, ocupado pela segunda vez em cem anos com a exposição Contramemória, dedicada a artistas que participaram da mostra, mas, principalmente, aos que ficaram fora dela (negros, índios). 

Com curadoria da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, Jaime Lauriano e Pedro Meira Monteiro, a exposição, aberta até 5 de junho, traz tanto obras originais de artistas modernistas (Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral) como de contemporâneos, críticos ao sistema que facilitou o advento do modernismo entre nós e dificultou o acesso de artistas não caucasianos ao Olimpo da modernidade.

Contramemória é, assim, tanto um tributo como um ajuste de contas com o passado, promovendo o diálogo dos contemporâneos com os modernos por meio da arte. Ocupando o hall de entrada e o salão nobre do Municipal, a mostra recebeu 300 visitantes logo no primeiro dia, pessoas que jamais entraram no teatro. 

CONTRAMEMÓRIA:
Teatro Municipal, Praça Ramos de Azevedo, s/n.
Terça a Sexta 11h/17h.
Sáb. e Dom. 10h/15h.
Gratuito.

As comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 22 incluem finalmente o lugar onde ela aconteceu, o Teatro Municipal, em São Paulo.