Cuidados com a luz na obra de arte!

Cuidados com a luz na obra de arte!

Atualmente temos mais pessoas interessadas em arte e decorando suas casas e escritórios desta forma tão pessoal e única.
Mas você sabia que as luzes podem ser um grande problema para sua obra?
O que a maioria das pessoas não sabem ou não levam em consideração é o fato de que as lâmpadas emitem uma alta carga de raios UV, especialmente os UVA. Estes raios são nocivos a qualquer material – até mesmo a nós tanto que usamos bloqueadores no verão.
Nas normas técnicas internacionais, os objetos de arte estão divididos em 3 categorias de acordo com suas características:

Pouco sensíveis: metal, pedra, vidro, cerâmica, jóias e peças esmaltadas.
Nesses materiais não se aplica uma quantidade máxima de lux/ano, porém deve-se levar em consideração o calor radiante.

Moderadamente sensíveis: pinturas (óleo, tempera), couros naturais, tecidos com tinturas estáveis, chifre, osso, marfim, madeiras finas e lacas. 
Para esses materiais já temos de observar que durante o ano todo as peças podem receber no máximo 150 lux (360.000 lux/hora/ano) e o calor radiado não deve atingir as peças. 

Extremamente sensíveis: pinturas (guache, aquarela e similares), desenhos, manuscritos e impressos, selos, papéis em geral, fibras naturais, algodão, seda, rendas, lã, tapeçarias, couro tingido e peles e peças da história natural.
Para esse grupo, temos de usar no máximo 50 lux (120.000 lux/hora/ano) e também evitar o calor radiante. 

Para cada categoria acima, existe um nível máximo tanto de luz quanto de incidência de raios UV como se pode ver. Há também um tempo máximo de exposição anual que esses materiais suportam e que devem ser respeitados. O calor radiante ao qual me refiro é aquela sensação de calor que temos quando paramos embaixo de uma lâmpada, especialmente dicróicas e ARs.

Para verificar se a iluminação de sua obra está correta quanto a isso, basta colocar a sua mão sobre a superfície da mesma. Se sentir calor em sua pele, apague a luz e reveja o projeto luminotécnico, pois certamente a sai obra está sendo danificada pela iluminação.

 

FONTE: Apostila “Iluminação de Museus, Galerias e Objetos de Arte” do prof. Luís Antônio Greno Barbosa - Universidade Estácio de Sá – RJ.

Atualmente temos mais pessoas interessadas em arte e decorando suas casas e escritórios desta forma tão pessoal e única. Mas você sabia que as luzes podem ser um grande problema para sua obra?