Vermelho Steam

Vermelho Steam

Vermelho Steam
(São Paulo, São Paulo, 1975 - Idem, 2021)

 

 Desenhista, grafiteiro e artista plástico. Influenciado pelo teatro de fantoches do Leste Europeu e pelo expressionismo alemão, traz essas características para os murais e fachadas, a arte de rua e as esculturas.

Inspirado por quadrinhos e desenho animado, estuda design de comunicação na década de 1990. Em mais de 20 anos de trajetória, expõe em galerias no Brasil e em outros países, entre elas a série Relíquias, de 2018, apresentada na Luis Maluf Art Gallery (LMAG), em São Paulo, em que modifica latas de spray, transformando-as em objetos de arte.

Além de personagens melancólicos e paisagens bucólicas, bem como de aspectos cotidianos, o artista se utiliza de portas, engrenagens, molduras, criando um mundo próprio, fantástico, como em Olhares de Olímpia (2017). Vermelho Steam também mistura texturas e cores com camadas de fuligem, dando a sua produção um aspecto sombrio. Explora o lúdico e o nostálgico, criando conexões entre passado e presente, sagrado e profano, bem e mal, num universo de fábula e sonhos que transporta o espectador do mundo real para a imaginação.

Com sua criação artística nos grafites de rua, em molduras ou latas de spray, Vermelho Steam traz para sua obra um mundo próprio, novo, imaginário, que remete à animação, aos quadrinhos, reavivando sentimentos e emoções no público.

Ver Obras
Gostou de alguma obra?